Mutações: Pastel

Mutações: Pastel

Pastel

 

Pastel, duas características cromáticas completamente diferentes:

 

Este factor modifica o aspecto das cores lipocrómicas, pelo que parecem estar cobertas por um vidro baço. São tonalidades ténues, delicadas, que tremeluzem como cores de porcelana. Depois desta característica ter aparecido, primeiramente no tipo nevado e ter sido criada em toda a escala de cores de OF1 a 5, diferentes grupos melánicos actuais passaram pela introdução desta propriedade carotenóide.

Assim, desenvolveu-se uma multiplicidade de cores novas. O segundo tipo de aves com factor Pastel é uma mutação que apareceu pela primeira vez na Holanda e na Alemanha, proveniente da raça Isabel. As cores negras parecem mais esbatidas como se vistas através de um véu.

Este efeito de véu dá-se sobretudo no dorso.

Através do crossing-over dos cromossomas, todos os quatro grupos melánicos clássicos, podem ser criados presentemente com um factor Pastel visível. Sobretudo em Itália, as combinações de cores mais recentes, com factor Pastel, desenvolveram uma grande corrente de moda nos círculos de criadores. O efeito mais bonito deste factor é obtido em combinação com pigmentos castanhos.

Em aves negras provoca um véu castanho suave, que contrasta com o tipo de cor, contudo, estas criações de cor entraram na moda, provocando uma concorrência saudável entre os criadores, promovendo a criação.

A «asa cinza» é uma mutação do «Pastel Negro».

 

 

Negro Pastel: O factor pastel dilui o pigmento negro, tornando-o cinzento-antracite. Não pode haver aclaramento nas rectrizes nem nas rémiges. O bico, as pernas e as unhas têm de ser unicolores e tão negros quanto possível.

O tracejado deve ser diluído, fino e curto.

 

Castanho Pastel: a eumelanina castanha está levemente reduzida, em comparação com a melanina plena e parece um véu denso por toda a plumagem. O castanho deve estar distribuído por toda a plumagem. Porém, a cor gorda deve permanecer sempre visível.

Apenas os intensos apresentam um leve tracejado. O bico, as pernas e as unhas têm de estar em harmonia com a cor melánica.

 

Ágata Pastel: A ave ágata apresenta um tracejado fino (estreito) e curto (interrompido), de cor cinzenta. Na plumagem encontra-se uma orla cinzenta. A barba ágata é uma característica da ave, tem de ser conservada. O bico, as pernas e as unhas têm de ter uma cor clara e uniforme.

 

Isabel Pastel: A ave Isabel Pastel apresenta uma melanina diluída e distribuída em bege-claro. A existência do factor óptico, em ligação com esta diluição, favorece a visibilidade de uma mancha nas aves intensas e mosaicas. O bico, as pernas e as unhas têm de ser claros.

 

Negro Pastel «asa cinza»: Os canários negros pastel «asa cinza» caracterizam-se por uma diluição extrema da melanina na zona central das penas, com concentração da eumelanina negra nas pontas das penas. As zonas de diluição encontram-se nas asas, cauda e plúmulas do dorso.

As plúmulas são mais claras e apresentam pequenas meias-luas cinzentas e pontas negras. Nas rémiges e nas rectrizes, a diluição da parte média das penas, bem como a concentração da eumelanina nas pontas das mesmas, deixa transparecer um contraste nítido entre o negro e o cinzento. as pontas negras das rémiges (orla de um centímetro de largura no máximo) devem ser maiores que as rectrizes.

O bico, as pernas e as unhas devem ser unicolores e tão negras o quanto possível.