Rating: 3.0/5 (594 votos)






Para o Iniciante!!

Para o Iniciante!!

Saudações amigos iniciantes deste delicioso Hobby!

Possivelmente ao ler este texto você se identificará com muitas das descrições. Inicialmente se admira um canário pelo canto, depois pela cor, mas a decisão de criar é exatamente o somatório de ambos. O problema é que normalmente se compram as aves e depois se detecta que não tem onde por. Primeiro se compra uma gaiola pequena, normalmente de madeira, o canário cantando alegre, e por aí vai...

 

Quero, portanto, pisar no freio e colocar algumas recomendações, que eu também não fiz, mas que recomendo a quem quer começar.

 

1°- Montar o canaril;

2°- Adquirir aves de baixo custo, dentro do padrão da cor;

3°- Testar, aprender e adequar;

4°- Vender as crias;

5°- Aderir a um clube;

6°- Especializar e evoluir.

 

1°- Montando o canaril:

Identifique o local onde os animais serão criados, pode adaptar um cômodo, ou até mesmo construir um; Neste ponto algumas considerações têm de ser feitas:

- Quanto posso investir? Defina um valor e pesquise tudo antes de iniciar as compras.

- Quantos canários posso criar? Na média, cada casal terá 5 filhotes, por ano, assim sendo deve-se ter 2 gaiolas para cada casal, se for usar apenas as gaiolas criadeiras. Recomendo utilizar apenas um tipo de gaiola, em todo canaril, que deve ser escolhida com calma e bastante pesquisa. Recomendo as gaiolas com 6 comedouros, 60 x 30 x 30, com laterais abertas e divisória central. Durante a criação esta gaiola receberá os casais e ao nascer os filhotes, retira-se a lateral e os filhotes ficarão em outra gaiola. Duas gaiolas interligadas sem as divisórias poderão ser usadas como voadeiras.

Para mais detalhes visite:

 

2°- Adquirir aves de baixo custo, dentro do padrão da cor;

- Outra dificuldade no início é a comercialização das aves, a este respeito nada melhor do que perguntar para criador experiente.

 - O que comprar? Recomendo iniciar comprando as "sobras" de um criador experiente, escolha alguns casais nos canários que serão vendidos no "lote", ou compre as matrizes do ano anterior. Assim é possível comprar canários standard sem gastar muito, esses canários serão apenas para aprender. E algum resultado interessante poderá ser o início do trabalho

 - De quem comprar minhas matrizes? Sempre compre diretamente de um criador, nunca compre em feiras, pois na maioria das vezes os animais não foram devidamente tratados, podem ser aves com disfunção reprodutora ou filhos de cruzamentos equivocados.

 

3°- Testar, aprender e adequar;

- Recomendo que inicie o trato dos animais seguindo orientações de um criador experiente ao pé da letra, depois vá testando uma ou outra solução mais conveniente ao seu caso específico. Não se preocupe com comentários negativos, teste, experimente e observe bem os resultados. Obs.: não faça mudanças radicais, mude aos poucos e em alguns inicialmente.

 

4°- Vender as crias;

- Para quem vou vender meus filhotes? Pesquise com um criador.

- Quanto valerá meus filhotes? Nada, tenha em mente isso. O que conseguir é muito bom. Não desanime estou apenas elucidando, não é fácil vender por altos valores, mas é fácil vender sim. Na maioria das vezes o valor pago ao criador é apenas o custo de alimentação do canário, mas...

 

5°- Aderir a um clube;

- A solução ou o desastre? Aderir a um clube é sem dúvida o maior passo em relação à especialização.

Na busca por um clube você deverá observar o seguinte:

            5.1- A ligação entre você e outros criadores;

            5.2- As facilidades e vantagens deste clube;

            5.3- Custos;

            5.4- Distância;

5.5- Acesso a informação.

 

Aderindo a um clube você poderá, anilhar seus filhotes, participar de concursos, exibir seu trabalho a outros criadores, aumentar o valor das vendas, conhecer novas pessoas, ajudar na melhoria das características dos animais, entre outros.

 

6°- Especializar e evoluir.

 

- Melhorar o plantel. Você deve, sempre que possível, visitar os concursos, visitar outros criadores, conversar com estes criadores, aprender o que puder e observar tudo muito bem.

- Uma vez decidido a melhorar o plantel, procure escolher uma série e especialize-se nela. Pesquise quem são os melhores nesta série e visite-os. Se possível, veja o controle do canaril, se conseguir ver o controle do canaril, tente negociar os pais dos campeões, faça o acasalamento que o criador fez e observe bem o que ele fez. Os filhotes deste casal deverão lhe trazer resultados satisfatórios. Vá incluindo uma ou outra ave no plantel até chegar a excelentes resultados. Na minha perspectiva atual, penso em torno de 5 a 10% de sangue novo por ano.